quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Os sonhos de Maria Celeste Pereira

Maria Celeste Pereira
Responsável pelo Departamento Editorial Edita-Me
Em primeiro lugar um ponto prévio. Eu divido os meus sonhos em duas categorias distintas. Aqueles que são mesmo sonhos, fantasias das quais (embora perceba que não passam disso mesmo) não quero abdicar porque me fazem feliz. E os outros que, se bem que ainda sonhos, são, pela sua essência, realizáveis. Ainda que, provavelmente, nunca os venha a ver realizados. Esses são os que me dão vigor, os que me estimulam, a mola que me faz saltar os patamares da vida.

B: Quais os seus sonhos de criança? 
M. C. P.: Em criança mesmo, bem novinha, o que eu sonhava era ser princesa. Daquelas lindas dos contos: cabelos loiros em caracóis suaves, olhos azuis (claro) pele branca, bondosa, e sempre vestida com longos vestidos cor-de-rosa cheios de lacinhos e rendinhas e folhinhos. Ah, sonhava também com uma tiara de diamantes (nem sabia bem o que eram diamantes..). Mais tarde, já na escola, continuava a sonhar ser princesa e… professora. É verdade, professora. Já adolescente, sonhava ser cantora (não sei cantar de todo), ou actriz (também não sei representar), ou algo assim que me fizesse andar na ribalta do mundo. E também ser professora e hospedeira de bordo. Mais tarde sonhava ser eu.

B: Se pudesse fazer alguma coisa para mudar a sua vida, o que faria? 
M. C. P.: Pergunta difícil essa. Agora, visto à distância, se calhar evitava cometer alguns erros que cometi. Mas, se revivesse o momento tal como o vivi na altura, com as mesmas premissas, não mudava nada. Sinto-me confortável com a vida que vivi embora nunca tenha sido princesa, nem cantora, nem actriz como a Brigitte Bardot. Fui professora…

B: Quais são os seus sonhos actualmente? 
M. C. P.: O meu maior sonho actualmente é julgar que poderei ainda contribuir para a construção de um mundo menos hostil para os meus filhos, netos… Nem que seja fabricando sonhos, escrevendo sonhos, publicando sonhos. Mas maior do que este é ainda sonhar que poderei continuar em “modo de sonho”.

B: O que a faz sonhar? 
M, C. P.: O que me faz sonhar… Sem dúvida o mar. Mas também um bom livro, um poema, uma música, um silêncio (tão importante o silêncio!!!!), um olhar, o futuro, outros sonhos.

Obrigada, Maria Celeste.
Keep on dreaming!
www.bemore.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário